Depois de amargar altas posições em rankings de empresas mais reclamadas, a TIM parece ter encontrado uma solução para melhorar a comunicação com os novos clientes e prevenir litígios. Reduziu de 40 para duas páginas o contrato firmado na venda de planos pós-pago de celular, uma verdadeira revolução frente ao calhamaço de letras miúdas vigente até então.
Não houve mudança só no tamanho. O visual e a linguagem foram adaptados a quem mais interessa: o consumidor. O juridiquês e jargões de telecom. foram abandonados. O formato corrido com cláusulas também foi superado. No lugar, textos mais simples e objetivos informam sobre o essencial do contrato, com um verniz do design para facilitar a leitura.
(…)
As empresas vêm investindo cada vez mais para inovar nos documentos jurídicos. Exércitos formados por linguistas, designers, advogados e programadores têm sido chamados para pensar em soluções que não tirem a validade legal dos contratos.
Os textos, normalmente, se misturam com fluxogramas, gráficos, imagens e links para torná-los mais compreensíveis ao grande público, especialmente no ambiente digital.
(…)
A situação clássica do consumidor sair da loja sem ter entendido ou sequer lido os termos do que contratou pode estar com os dias contatos. E isso, na aposta dos executivos da operadora, pode ajudar a estancar litígios em um mercado altamente contencioso. Na TIM, o número de processos já chegou a superar os 100 mil.
(…)
Para ler a matéria na íntegra, acesse:
https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2022/06/10/tim-simplifica-contrato-para-reduzir-processos.ghtm
#tim #direito #processojudiciario #mandatum