O Brasil é uma potência alimentar, ambiental, hídrica e energética, temos tudo para um bom período de desenvolvimento pelafrente e para ocupar lugar de destaque no cenário internacional.
Diariamente observamos, na mídia, um aumento expressivo de notícias relacionadas às operações de fusões e aquisições deempresas no mercado brasileiro. De forma simples, vamos entender o que está ocorrendo. O termo fusões e aquisições significa transações em que uma ou mais empresas se unem, formando uma terceira, ou em que uma organização adquire outra. Taisoperações são, geralmente, chamadas no mercado pela sigla em inglês M&A (mergers & acquisitions).
Um ponto a ser lembrado é que quando houver risco dessas operações de M&A afetarem a livre concorrência no território brasileiro, elas deverão ser aprovadas pelo Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça, que tem por missão zelar pela livre concorrência no mercado.
Conhecidas companhias brasileiras estão passando por essas operações. Temos exemplos de grandes empresas adquirindo empresas menores do mesmo ramo; grupos empresariais se desfazendo de algumas sociedades; empresas vendendo unidadesprodutivas não essenciais ao negócio; e fusões clássicas, quando duas ou mais empresas se fundem para formar uma terceira. Em resumo, o mercado de M&A, depois de um período mormo, volta à sua efervescência.
Diversas são as razões que levam à venda ou à aquisição de uma empresa, total ou parcial, e variam conforme a posição em que ela se encontra – seja vendendo parte de suas operações para reduzir dívidas e focar em sua atividade principal, seja como compradora, adquirindo concorrentes para elevar a sua participação no mercado e/ou ampliar o seu portfólio de negócios.
Esse crescimento acelerado de M&A decorre dos seguintes fatores: i) melhora do ambiente econômico: quer porque as incertezascom os primeiros meses do novo governo passaram, quer porque os juros começaram a cair, o que é favorável ao financiamento de longo prazo; ii) empresas endividadas estão vendendo ativos para focar em seus negócios; iii) empresas saudáveis voltam àscompras, por desejar retomar suas estratégias de crescimento; iv) os investidores estrangeiros voltam a ver boas oportunidades no mercado brasileiro.
Há diversos casos de empresas que querem voltar às origens, desfazendo-se de negócios periféricos para, após, retomar ocrescimento. Como já mencionado, os estrangeiros estão vendo oportunidades no Brasil num momento em que os países emergentes ganham extrema importância no âmbito econômico internacional. Segundo analistas, o cenário positivo para o mercado de M&A deverá persistir neste final de 2023 e prosseguir em 2024. Como dito, isso é reflexo direto do bom momento da economia.