No mundo dos negócios, os números não mentem. Mas também não dizem tudo. A decisão da Natura de vender a The Body Shop, na terça-feira (14), é uma prova disso. A gigante brasileira do setor de beleza confirmou que fechou acordo com a Aurelius Investment Advisory, empresa de private equity de capital alemão, para a venda da The Body Shop. O valor da operação deve ficar em 200 milhões de libras (R$ 1,2 bilhão) e será concluído até 31 de dezembro deste ano.
Existem, no entanto, dois pontos de vista para avaliar a transação. No lado positivo, a venda representa um importante reforço de caixa para a companhia, que tem sofrido com a alta dos custos de matérias-primas e oscilação cambial. No outro extremo, parece um péssimo negócio, já que a Natura vai embolsar 20% do que pagou pela marca seis anos atrás.
A Natura enxerga como positivo. “A transação de venda apoiará os esforços da Natura & Co para otimizar suas operações e simplificar seus negócios, além de posicioná-la para focar em prioridades estratégicas, especialmente a integração da Natura e Avon na América Latina, o modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon”, disse a empresa, em comunicado.