META trabalha em novo sistema de IA para competir com ChatGPT

A Meta, controlada do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, está trabalhando em um novo sistema de
inteligência artificial que busca sertão poderoso quanto o modelo mais avançado oferecido pela OpenAI, empresa apoiada pela Microsoft que criou o ChatGPT, segundo pessoasfamiliarizadas com o assunto.
A empresa pretende que seu novo sistema de IA, que espera estar pronto no próximo ano, seja várias vezes mais poderoso do que o Llama 2, como ficou conhecido o modelo lançado há apenas dois meses.

O sistema ajudaria outras empresas a construir serviços para produção de textos, análises e outros resultados sofisticados. Trata-se de um trabalho de um grupo formado no início deste ano pelo CEO da Meta,
Mark Zuckerberg, para acelerar o desenvolvimento das chamadas ferramentas generativas de IA que podem produzir expressões semelhantes às humanas.

A Meta espera começar a treinar o novo sistema de IA no início de 2024, disseram algumas pessoas familiarizadas com o tema. Os planos paramodelo, que não foram divulgados, fazem parte de um esforço de Zuckerberg para colocar a empresa como uma força no setor após acompanhia ter saído atrás dos rivais.

A empresa está atualmente construindo os data centers necessários para o trabalho e adquirindo mais H100s , os chips mais avançados da Nvidia que estão sendo usados para o treinamento de IA. Embora tenha se unido à Microsoft para disponibilizar a Llama 2 na plataforma Azure,a Meta pretende treinar o novo modelo em sua própria infraestrutura.

A Meta espera que o sistema seja tão capaz quanto o GPT-4, lançado pela OpenIA em março. O GPT-4 sustenta as iniciativas lucrativas da empresa, como a ferramenta ChatGPT for Business, recentemente lançada, enquanto a startup busca parceiros para desenvolver a tecnologia ecobrir os enormes custos de modelos avançados de IA.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Podemos ajudá-lo?