Campanha diz respeito a ação civil pública movida contra o Serasa Experian sobrevazamento de dados de milhões de brasileiros em 2021.
Um formulário publicado em um site na internet, que pede seu nome completo, CPF,e-mail e telefone, promete usar essas informações para checar se você foi um dos 223 milhões de casos que tiveram seus documentos expostos em um megavazamento de dados ocorrido em 2021.
Ao digitar suas informações e clicar em continuar, surge na tela a mensagem “Seudado foi vazado pelo
Serasa, assim como os dados de todos os brasileiros”. Porém,ao tentar de novo com informações inventadas — nomes e documentos que nãoexistem —, a mesma frase é dada como resposta.
Quaisquer que sejam os nomesou números digitados, o resultado é sempre uma suposta presença no banco de dados exposto. A suposta checagem foi lançada pelo Instituto Sigilo, no fim de dezembro de 2023.O Valor
testou o formulário em diversas ocasiões, e, mesmo ao inserir informações notadamente inventadas, como um CPF composto apenas por zeros e um e-mail com domínio inexistente, o retorno do sistema é o mesmo, com a mensagem confirmando a presença dos dados no vazamento.
.