Financiamento de litígios como instrumento de acesso à Justiça

A “venda de litígios” está ganhando espaço no cenário nacional, sendo um caminho cada vez mais relevante em disputas empresariais. Essa prática pode colocar o litígio como um ativo, em que um terceiro que não é parte da disputa adquire os direitos creditórios de demandas judiciais ou arbitrais ou relacionado a um direito creditório em estágio prematuro. Já como litigation finance (ou financiamento de litígios), consiste no suporte financeiro necessário para assegurar os custos do processo.

No Brasil, o crescimento das casas que se dedicam a estruturação de financiamento de disputas cresceu nos últimos cinco anos, e por consequência, o número de gestoras especializadas nesse segmento mais do que dobrou.

Nesse aspecto, a utilização do litigation finance tem a capacidade de mudar a visão sobre a gestão do departamento jurídico de uma empresa, passando a desempenhar um papel estratégico como gerador de receita. O financiamento de litígios é uma realidade já incorporada pelo mercado brasileiro e com alto potencial de crescimento por parte de players nacionais e internacionais, principalmente na esfera empresarial e de mercado de capitais.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Podemos ajudá-lo?