ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE – ESG, traduzindo para o melhor português, MEIO AMBIENTE, SOCIAL E GOVERNANÇA. Essas são as três palavras do momento, que vieram substituir, no mundo coorporativo, o termo SUSTENTABILIDADE.
O vocábulo ESG é o meio de determinar se a empresa é considerada socialmente responsável e sustentável, ou seja, se as companhias, por meio de suas ações, podem beneficiar a sociedade por meio de uma gestão eficiente e transparente.
O fato é que todo negócio está intimamente ligado as questões do termo ESG, sendo assunto obrigatório nas pautas das sociedades, em especial aquelas que são avaliadas pelo mercado financeiro.
Desta forma, a expressão ESG foca em indicadores dos impactos das ações que podem repercutir na sociedade, em especial as que podem impactar negativamente na atividade central da empresa, fornecendo dados para a tomada de decisão dos executivos e investidores.
Assim em linhas gerais, o ESG estabelecerá critérios de avaliação da atuação das organizações, agregando valor por meio de indicativos apresentados ao mercado financeiros relativas a questões ambientais, sociais, governança, de segurança e de conformidade tratadas pelas organizações.
Mayran Oliveira de Aguiar
#mandatum #artigo #esg