Entenda as novas regras que podem limitar cidadania italiana para brasileiros

A cidadania italiana jure sanguinis (do latim, que significa direito de sangue) é dada a todos os descendentes sem limite de gerações. Entretanto, o projeto de lei nº 91 pretende modificar e conceder a cidadania italiana somente para aqueles que tenham italiano intermediário e que tenham parentesco até a terceira geração, caso não more no país. Se aprovado, o projeto irá alterar a lei nº 91/ 1992. O projeto foi apresentado em
junho de 2023 e em janeiro de 2024 foi incluído na pauta da Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado e vem sendo examinado pela comissão. Mesmo que a medida não seja direcionada exatamente aos brasileiros, provavelmente eles serão os mais afetados.

De acordo com o jornal “Corriere del Veneto”, os pedidos de reconhecimento de brasileiros vêm aumentando e sobrecarregando a justiça italiana.

Por exemplo, no Veneto, região do nordeste da Itália, foram feitos cerca de mil pedidos por mês em 2023. No total, foram feitos 150 mil pedidos de reconhecimento de cidadania e 58.700 mil brasileiros a adquiriram.
De acordo com Gloria Caixeta, advogada e diretora da xCF Global, empresa de serviços internacionais e cidadanias, o governo italiano tem se preocupado com a quantidade de brasileiros que não mantêm vínculo com o país.

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Podemos ajudá-lo?