Cresce uso de inteligência artificial em reclamações trabalhistas

A inteligência artificial – até mesmo o polêmico ChatGPT – tem sido cada vez mais adotada nas reclamações trabalhistas. Levantamento da plataforma de jurimetria

Data Lawyer mostra um aumento de quase 800% no volume de processos que citam o termo. Ferramentas aparecem nas petições para embasar os pedidos ou para requisitar provas.
Entre 2017 e 2022, foram ajuizadas 7.032 ações trabalhistas contendo os termos “inteligência artificial” ou “artificial intelligence”, segundo o levantamento, feito a pedido do escritório Trench Rossi Watanabe. Desse total, 6,2 mil processos foram ajuizados de 2020 para cá, em meio à pandemia da covid-19. Antes de 2020, eram apenas 802 processos.

Esse boom no volume de ações a partir de 2020, segundo a advogada Leticia Ribeiro, sócia do escritório Trench Rossi Watanabe, pode ser justificado por uma aceleração no contato com novas tecnologias durante o período de isolamento.

Os processos que citam inteligência artificial tratam, em geral, do uso deferramentas de geolocalização, para embasar pedidos de horas extras em trabalhos externos, ou de produção de provas digitais, como o uso de informações postada sem redes sociais ou armazenadas em celulares.
O ChatGPT é citado em pelo menos duas ações trabalhistas. Foi utilizado para buscar informações ou definição sobre determinada expressão – em uma função praticamente de dicionário.

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